No momento em que vários municípios estão adotando medidas de contenção de gastos devido à crise financeira, com queda na arrecadação e comprometimento dos serviços públicos, os vereadores de Araputanga estão indo ao contrário a essa dura realidade.
Em sessão legislativa realizada na última segunda-feira (18), aprovaram um projeto, que aumenta a Verba Indenizatória em mais de 65%. São R$1.000,00 por mês a mais para cada legislador, o que deverá onerar o cofre público em mais de R$ 130 mil por ano.
A aprovação do projeto, que será destinado para sanção do prefeito municipal provocou indignação à população, que através de manifestação em rede social e WhatsApp questionaram a atitude dos vereadores, principalmente o presidente da Câmara Oswaldo Alvarez de Campos Junior (PSB). “Para quem falou que abriria mão do salário de vereador, e ia doar o salário, porque não precisava e tal, é uma baita contradição", disse um dos membros do grupo de WhatsApp Popular Online.
O vereador José Vicente de Carvalho (Zé do Gezo) saiu em defesa do seu interesse. Ao ser questionado disse que o reajuste é para doação aos cidadãos pedintes que existe no município. "Esse não é um dinheiro para nós não, isso é para dar a vocês amigos e amigas, pois todo dia na rua é 20, 30, 50, é 100 e fora as consultas que nós ainda paga do nosso bolso", afirma em gravação que está sendo divulgada em redes sociais.
O vereador ainda ironiza ao atender o cidadão via telefone. "Você quer estar no meu lugar é muito fácil, ganha a eleição e venha ajudar o povo do município", disse ao informar que os vereadores passaram o dia de quarta-feira (20/09) na Câmara Municipal, discutindo assunto de interesse do município.
Ele finalizou dizendo que o reajuste não é inconstitucional ao destacar que a mais de seis anos a Verba Indenizatória está defasada. "Por conta de uma verbinha aí de mil reais, isso é legal, não é caixinha não e podem ir pra justiça", afirmou que o dinheiro é da Câmara Municipal e não do Município.
A redação tentou contato com o vereador mais não obteve exito.
Ouça o áudio:
Foto: Câmara Municipal
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.